segunda-feira, 12 de setembro de 2011

REFLETINDO SOBRE PROJETOS NA ESCOLA

Bom, a primeira observação a fazer é que a cada passo que dou no curso do Projeto UCA, aumenta a sede de conhecer e crescer na forma de transmitir o conhecimento a meus alunos. É muito importante reconhecer que poderia ter feito melhor e ou utilizar melhor as ferramentas disponiveis para transmitir o conhecimento, interagir com os alunos e reconstruir de forma interativa o novo conhecimento que venha de encontro com o desejo de aprender do aluno.

Falando do texto, é sempre um bom puxão de orelhas cada leitura feita, apesar disso uma excelente forma de reconstruir e melhorar meu proprio conhecimento. É importante que a escola desenvolva projetos de forma articulada, por exemplo: Projeto de Gestão Escolar = competencia politica - Projeto de Sala de Aula = intenção pedagógica - Projeto do Aluno = interesse para aprendizado significativo. Cabe ao professor elaborar projetos criando situações que os alunos desenvolva seu proprio projeto (Prado 2005). Não se pode engessar o aluno.

Avaliação em termos de processo e produto, acompanhamento continuo do processo de construção do conhecimento e reconstrução do mesmo.

Finalizando, ao avaliar o projeto calorias, pude verificar como melhorou o interesse de alguns alunos pelo tema e inclusive alguns mudaram seus hábitos alimentares, também houve aqueles que não se interessaram pelo projeto e portanto não participaram, faltou ai uma melhor elaboração das atividades, melhor definição dos objetivos e quem sabe até mesmo uma melhor discussão com os alunos do tema central e sua importancia.

Com certeza os proximos projetos serão melhor elaborados de forma participativa e interativa entre professores/ alunos e escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário