quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROJETO " A ESCOLA CONTRA O BULLYNG"


ESCOLA POLO MUNICIPAL JARDIM INDEPENDENCIA

Projeto: A ESCOLA CONTRA O BULLYNG


Objetivo:

Fomentar uma discussão entre a comunidade escolar, sobre o tema, direcionando as ações para o combate a esta pratica nociva a educação, que infelizmente é tão comum nos dias atuais no cotidiano da escola. Visando assim a conscientização e a erradicação desta pratica no âmbito escolar.

Justificativa:

Este Projeto terá como clientela alvo alunos das turmas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo que as turmas do 3º ao 5º ano terão uma participação menos abrangente, os alunos do 6º ao 9º ano desenvolverão as atividades propostas e farão a exposição dos trabalhos a toda comunidade escolar, contando com o apoio de todo corpo docente da escola.

Ações:

Serão desenvolvidas por turma, onde cada turma realizara uma atividade diferente e apenas a redação que será feita por todas as turmas do 6º ao 9º ano e mais alunos convidados das demais turmas.

Ø 6º ano – Confecção do Painel Temático

Ø 7º ano – Elaboração de uma Carta Aberta

Ø 8º ano – Criação de uma ou mais Paródias

Ø 9º ano – Encenar um Teatro

Ø Todos – Escrever individualmente uma redação, que fará parte de uma coletânea, que se transformara no livro do evento.

Cronograma:

12 a 15/09/11 – Elaboração, apresentação e confecção das redações;

19 a 22/09/11 – Realização dos trabalhos em cada turma;

28/09/11 – Apresentação dos trabalhos a toda comunidade escolar.

Observação: Todos os professores da escola estão convidados a colaborar com o projeto, realizando atividades sobre o tema e ou ajudando nos trabalhos, solicito que me comuniquem e repassem as ações para que seja incluso no projeto e devidamente documentado.

Direção: Rosemeire de Cássia Carlos Canhete

Coordenação: Simone Ferreira de Oliveira

Professor Responsável: Mario Augusto Lopes Barbosa (Educação Física)

Professores Colaboradores: Todo Corpo Docente da Escola

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

REFLETINDO SOBRE PROJETOS NA ESCOLA

Bom, a primeira observação a fazer é que a cada passo que dou no curso do Projeto UCA, aumenta a sede de conhecer e crescer na forma de transmitir o conhecimento a meus alunos. É muito importante reconhecer que poderia ter feito melhor e ou utilizar melhor as ferramentas disponiveis para transmitir o conhecimento, interagir com os alunos e reconstruir de forma interativa o novo conhecimento que venha de encontro com o desejo de aprender do aluno.

Falando do texto, é sempre um bom puxão de orelhas cada leitura feita, apesar disso uma excelente forma de reconstruir e melhorar meu proprio conhecimento. É importante que a escola desenvolva projetos de forma articulada, por exemplo: Projeto de Gestão Escolar = competencia politica - Projeto de Sala de Aula = intenção pedagógica - Projeto do Aluno = interesse para aprendizado significativo. Cabe ao professor elaborar projetos criando situações que os alunos desenvolva seu proprio projeto (Prado 2005). Não se pode engessar o aluno.

Avaliação em termos de processo e produto, acompanhamento continuo do processo de construção do conhecimento e reconstrução do mesmo.

Finalizando, ao avaliar o projeto calorias, pude verificar como melhorou o interesse de alguns alunos pelo tema e inclusive alguns mudaram seus hábitos alimentares, também houve aqueles que não se interessaram pelo projeto e portanto não participaram, faltou ai uma melhor elaboração das atividades, melhor definição dos objetivos e quem sabe até mesmo uma melhor discussão com os alunos do tema central e sua importancia.

Com certeza os proximos projetos serão melhor elaborados de forma participativa e interativa entre professores/ alunos e escola.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO E FOTOS DO PROJETO CALORIAS






AVALIAÇÃO E FOTOS DO PROJETO CALORIAS

Ficou perceptivel a evolução do conhecimento dos alunos ao confrontar os dois trabalhos (manual e informatizado), bem como o ganho de tempo e de interação por meio do uyso do lap top e do uso da internet, verificando assim o auxilio dos mesmos na formação dos alunos.